domingo, dezembro 17, 2006

ESPIONAGEM BRANCA E A GLOBALIZAÇÃO


É comum ver muitas pessoas se interessarem pelo assunto espionagem e até despertarem certo fascínio.
Porém por outro lado muitas pessoas não compreendem seu significado a fundo e nem seus diversos setores que empregam a palavra ESPIONAGEM.
Sendo a profissão mais antiga do mundo afirmado por vários estrategistas e historiadores. Até porque para a caça, o alimento, a moradia de acampamento no planeta e até a estabilidade mental, emocional e psicológica de sí mesmo, já naquela época necessitavam empregar a espionagem. Ou seja, observar antes de adentrar o território, observar a fundo e conhecer o comportamento e os pontos fortes e fracos de sua caça e a sua própria disposição de incursão no território desconhecido.
A velha ESPIONAGEM, sendo neste caso a auto-espionagem, sempre foi empregada, inclusive, até nas práticas de meditação como a chamada auto-observação e estado de alerta total.

No entanto se por um lado muitas pessoas desepertam certo fascínio, por outro lado existem muitas pessoas que despertam preconceito e pavor.
Não tirando a razão de muitas pessoas terem esse tipo de sentimento. Mas esquecem-se de que utilizam inúmeras ferramentas de "espionagem branca" no dia a dia. Desde aparelhos celulares, câmeras integradas, aparelhos de GPS (Global Position Satellite), softwares de proteção, noticiários, programas de tv, realitie shows, mapas... ah!!!! por falar nisso; de lembrar que houveram tempos na história em que eram assassinados cartógrafos que revelassem mapas de regiões recém descobertas que hoje são países.

Hoje em dia com preconceito e desconhecimento ou não da "espionagem branca" tão presente em nossa, vida ela não chegou(não é inédita), as pessoas é que vêm se preparando e se utilizando dela a seu favor, principalmente no atual mundo globalizado para se protegerem delas mesmas e de ocorrências adversas.

Como no caso do empresário Holger Wettlaufer que adotou o nome de João Pedro no Brasil, após uma chamada em seu celular de que havia alguém suspeito no interior de sua casa. Ele ligou o seu lap top de onde se encontrava naquele momento na Alemanha e assistiu ao assalto que estava ocorrendo em sua casa no Guarujá, imediatamente telefonou para o celular de sua mulher que chamou a polícia. A polícia chegou ao local em 15 minutos e prendeu o assaltante em flagrante. Este é um caso de "espionagem branca".
Outro fato são as mães que deixam suas crianças em creches especializadas de monitoramento. E podem acompanhar direto de casa ou de seu escritório como a criança está sendo cuidada na creche através da internet manipulando um programa remoto de câmera on line.
Inclusive acabei de me lembrar que no portal do Análise Estratégica http://viaestrategica.googlepages.com/ encontra-se logo no topo do portal as imagens de web cams espalhadas pelo mundo inteiro, com mudanças de imagens a cada 10 segundos.

2 comentários:

Anônimo disse...

Gostei deste texto, e também as pessoas gostam deste tema por que elas são curiosas (vide o Big Brother, onde milhões de pessoas gostam de espionar as pessoas). Mas você poderia ter explicado o porquê do preconceito das pessoas (na minha opinião acho que as pessoas não gostariam que elas fossem espionadas sem saber, apesar de que indiretamente elas são espionadas (como num estabelecimento (tipo uma padaria, um livraria ou uma loja de departamentos), onde câmeras capturam os seus atos e gestos)).

Anônimo disse...

Mate. Este blog é incrível. Como posso fazer com que pareça tão bom?