sexta-feira, novembro 03, 2006

CRISE AÉREA E MINISTRO NÃO SABIA?.. MAS COMO NÃO?!




A crise do sistema aeroviário causou e ainda vem causando forte prejuízo à Nação Brasileira.

A falta de investimento no setor, por parte do Governo levou a estourar o barril de pólvora em que os controladores de vôo ultrapassaram os seus limites da capacidade humana no desempenho de suas funções.

Barril de pólvora que foi abastecido por descaso e desconhecimento do Governo e do Ministro da Defesa que alegou: "não saber que os controladores de vôo estavam operando no limite de suas capacidades".

Esse festival de não saber que temos aqui no Brasil.. em que boa parcela do povo já vem se demonstrando tão acostumado, anestesiado e conformado!

Estranho, como pode?

O Ministro da Defesa não ter conhecimento dessa vital informação, não apenas denota estranheza aos ouvidos de qualquer estrategista, mas causa questões diversas na avaliação da população quanto a importância dada pelo Ministro da Defesa no que se refere à Defesa do País e de seu espaço aéreo. Lembrando que o Ministro da Defesa também é responsável pela defesa marítima e terrestre, disso ele deve saber é óbvio. Senão vou me perguntar mais uma vez em que planeta eu me encontro mesmo?! e em que ano nós estamos?

Como pode um Ministro da Defesa não ter aproximação aprofundada do seus departamentos, secretarias e repartições incubidas?

Tudo isso nos demonstra que estivemos durante algum período, ou longos períodos, quem sabe, de um chefe isolado de sua administração e comando.

Como fazem para transportar o Presidente Lula em seu avião com total segurança? como que o Ministro da Defesa se manteve informado da segurança presidencial em espaço aéreo ao transportar o Presidente da República na famosa aeronave Oficial, popularmente chamada de "aerolula"?

De nada vale investir em equipamentos e sistemas, se não se investe no mais importante, ou seja no SER HUMANO que está por trás desses equipamentos e sistemas. Para garantir a vida de outros.

Pelo que avaliei a culpa da "operaçao padrão", não é culpa dos controladores de vôo. Essa "operação padrão" foi importante porque encontrou-se nisso um meio de manifesto em defesa dos que cruzam o espaço aéreo sem sequer suspeitar que suas vidas corriam perigo. Não por incapacidade dos controladores de vôo, mas sim por descaso de quem deveria investir com seriedade e RESPONSABILIDADE no setor.

Parabenizo inclusive estes guerreiros controladores de vôo que muito serviram, e vem servindo o País através de suas atividades, cheia de adversidades e que contam com perícia para desempenhar suas obrigações de rigor.

Controladores de vôo aqueles que ao mesmo tempo precisam tirar serviço em posto de guarda nos quartéis e bases da FAB(Força Aérea Brasileira) para a segurança de nossa Nação e Soberania. Nos permitindo assim deitar com nossas cabeças no travesseiro e poder tirar mais um dia de sono em nossa Pátria sem sofrer ameaças e ataques inesperados do inimigo.

Agora, me pergunto se um dos cntroladores de vôo também respondessem que não sabia de uma determinada informação incubida de suas funções? Como que esse controlador de vôo seria julgado e condenado?

Que todos tomemos cuidado em não endeusar o time quando está ganhando mesmo sobre àrduo limite e quando já não conseguem fazer mais do que seus limites, condenarmos como demônios! Por causa da cegueira de muitos que se apegam ao lado positivista de tudo sem analisar o limite e as adversidade de cada situação e de cada pessoa em suas funções.

Um comentário:

Anônimo disse...

Caro Senhor,

Excelente tua análise, mas há um equívoco no penúltimo parágrafo, pois para um Controlador de Võo não existe o julgamento, mas somente a condenação.

:: Gedilson T. Lima
:: Controlador de Vôo
:: Coordenador de Informática
:: gedilsonlima ARROBA gmail.com