terça-feira, outubro 31, 2006
CUMPRIMENTO DE PRAZO
A Arte e a Honradez do cumprimento de prazo é que denotam uma das mais importantes qualidades da empresa e de serviços prestados.
É comum no Brasil encontrarmos empresas e prestadoras de serviços que falham drasticamente no cumprimento de prazo. Tendo ainda como uma situação normal e facilmente aceita por seus clientes. Acham que o famoso "jeitinho brasileiro" pra quase tudo em deixar um pouquinho mais pra depois, não vai dar problema! ....rsrsrsrs. Julgam descansadamente que o cliente entende, que já está acostumado, porque quase todo mundo é assim. E se o cliente exigir pontualidade ele se passa por chato, exigente, perfeccionista. Isso se ele não correr o risco de ganhar alguns jargões descabidos.
Tudo isso é grave! É fatal para os negócios da empresa e seus prestadores de serviços.
Muitas das vezes lesando o cliente e levando o cliente a sentir-se desvalorizado por um aparente desdém. Isso afeta inclusive a credibilidade da empresa tendo ou não a intenção de melhor satisfazer o cliente em outros aspectos da qualidade.
A falha no cumprimento de prazo ainda sim leva a empresa e os prestadores de serviços a uma derrota dentro do campo de batalha para melhor desempenhar sua qualidade.
Sem americanização, mas muitas empresas tem muito o que aprender com os norte-americanos, com os japoneses e com os britanicos, dentre outros e com os nossos próprios erros e acertos sobre cumprimento de prazo.
Nos EUA cumprimento de prazo é coisa muito séria, seja grande, média e micro empresas. É um costume em que se houver falha nesse fator deve ser compensado de outra maneira levando a satisfação plena do cliente e muitas das vezes com serviço gratuito para aquilo que o cliente iria pagar. Evitando assim manchar a honra e a QUALIDADE da empresa.
Creio que tal costume aqui no Brasil se fosse posto em prática muitas empresas e prestadores de serviços iriam falir.
Ai me dizem ahhh! mas Shidoshi Graziano não exagere, também não é bem assim!!! trata-se de culturas diferentes, no Brasil nós temos outra cultura.
Já observaram como muitas empresas e prestadoras de serviços são boas cumpridoras de prazo na hora de cobrar? pensem e reflitam sobre isso! Experimentem clientes atrasar um dia de suas parcelas de crédito em sua conta e vejam como são tão eficientes neste tipo de cumprimento de prazo na hora da cobrança.
É uma lástima termos que admitir, mas a verdade é que é assim que acontece, principalmente aqui no Brasil!
No entanto, após a abertura de maior mercado estrangeiro no Brasil, algumas empresas que não respeitam e nunca se preocuparam em cumprimento de prazo estão sendo devoradas por aquelas que valorizam de forma "britânica" este fator.
Recomendo aos meus leitores assistirem se possível um programa irreverente que leva ao pé da letra o bom senso do cumprimento de prazo, mesmo sofrendo adversidades das mais imprevisíveis. Assistam ao American Chopper no People and Arts.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Muuito oobrigada! Ajudou no meu trabalho (PBL) da faculdade.
Postar um comentário