domingo, janeiro 28, 2007

PAC, não estaria faltando algo a mais de IMPORTANTE?


Anunciado a toda nação brasileira o PAC - Programa de Aceleração do Crescimento.
Analisando estratégicamente de fato tem seus pontos positivos, não podemos negar e nem torcer para que não dê certo. Afinal para o bem da Nação Brasileira não se pode analisar um programa de governo olhando apenas por angulos partidários. Muito menos com preconceitos. Analisar com imparcialidade e com o coração é sabedoria. Deve-se analisar, se a população soberana irá sair ganhando diretamente e o quanto sairá, para que não seja mais uma medida paliativa ou "troca de figurinhas".
O programa apesar de ter alguns pontos positivos importantes para a Nação e inclusive na área tributária e no setor direto as micro empresas, o programa peca no que há de mais importante entre outros detalhes fundamentais a onde se envolve a infra estrutura. Faltou principalmente explicitar sobre a SEGURANÇA.

Ah mas que nada! segurança não tem nada a ver com infra-estrutura. Engana-se quem pensa que não tem a ver.

Em todos os setores e todos os programas deve ser discutida a fundo e pesada na balança, em todas as circuntâncias, a segurança.
Como pode-se investir bilhões em um programa sem o preparo da segurança. Estou falando inclusive de Segurança Pública.

O programa aborda atração de investimento doméstico (de dentro do País) e externo (estrangeiro), mas é contraditório se não se tem segurança, pois investir em estradas, construções infra-estrutura em geral, na situação caótica em que o Brasil se encontra (e não estou exagerando) sem antes investir em segurança pública com seriedade, investigar, caçar e perseguir a corrupção na raíz, só fará com que o dinheiro do contribuinte venha a ser utilizado para os bandidos dos bandidos usufurirem de algo a mais da sociedade. Bandidos de pequeno, médio, grande porte e bandidos com imunidade (os famosos bandidos das quadrilhas com imunidade parlamentar) sem generalizar a Casa do Congresso e dos ministérios.

A história do mensalão prova de onde vai parar tanto dinheiro "possivelmente" de tantos programas já anunciados. Isso se falando do que veio a tona. mensalão foi um dos mecanismos da quadrilha dos bandidos com imunidade parlamentar. Possivlemente ainda deve ter algo que o povo nem faça idéia de tão engenhosos que são certos esquemas de corrupção.

Lança-se um programa que "vai funcionar" mas e a segurança desse programa e a sistematização e contra-sistematização de inteligência adversa ao programa para não cair em mais uma teia de corrupção?
E como se pode falar em programa que virá atrair investidores se no Brasil investidores que vem pra cá nos visitar saem daqui frustrados dizendo para toda a mídia internacional que não pensam mais em voltar porque sua comitiva foi assaltada na saída do aeroporto, melhor investir seus altos recursos e oportunidades de mais empregos em outros países?

Não estou exagerando, lembrem-se que somos uma Nação onde a Autoridade máxima do Poder Judiciário, ministra Helen Gracie, além do ministro Gilmar Mendes, ambos do Supremo Tribunal Federal foram assaltados a pouco tempo no Rio de Janeiro em plena via expressa.

Você imagina uma corporação executiva tendo que contratar equipe de segurança de alto nível como uma PMC (Private Military Company - exemplo Dyn Corp ou a EO Executive) para analisar investimentos de infra estrutura no agendamento de protoclos e diálogos pessoalmente. Igual fazem em países de pré-guerra civil ou já em guerra, ou uma delegação de um corpo diplomático se reunindo para atrair investimentos no Brasil e o chefe de segurança diplomática dizendo pro Embaixador ou Consul além dos representantes externos, que precisa organizar a agenda de prevenção com armamento pesado, veículos blindados, coletes a prova de projéteis de alta perfuração, de preferência Kevlar pra garantir, equipe de inteligência para estruturar o roteiro, porque o Brasil já tem guerra do narcotráfico que ataca diretamente a população e as autoridades, além de milícias já criadas seja pra defender ou não. E seus enfrentamentos não são mais nas bocas das favelas e nas áreas ditas hipócritamente de "periferia".

Sabe o que dizem investidores estrangeiros (privados e públicos) quando precisa-se estruturar este tipo de agenda a países violentos? deixa para uma próxima oportunidade ou vamos enviar observadores para investimentos daqui há alguns anos quando as coisas melhorarem. Nem sempre se investe sem antes visitar internamente o País e suas instalações, principalmente analisar os gráficos de investimento social. Não é porque temos embaixadas, consulados, escritórios de representação diplomáticos permanentes em nosso País que iremos atrair investimentos externos, se a segurança para a otimização do investimento doméstico anda de mal a pior. Uma das melhores ferramentas estratégicas quer queiram quer não, continua sendo atração de delegações na alta amistosidade da serenidade da paz e segurança pública. E como nem precisa visitar o País pra se ter certeza de que é urbanamente violento sim! e que a violência ataca a todas as escalas da população brasileira, vide os noticiários no mundo inteiro que reportam com ou sem exageros lá pra fora.
Nova York perdeu muito investimento quando passou pela sua escalada de violência urbana, o que fez com que investidores migrassem e apostassem pesado nos mercados europeus e asiáticos, principalmente em Cingapura, Japão e Malásia. Após o programa tolerância zero é que Nova York com muito custo conseguiu reatrair seus investidores, mesmo assim com certa desconfiança. E para os norte-americanos falarem em programas de infra estrutura sequer, na cidade de Nova York, primeiro fizeram uma profunda mudança na área de segurança pública e assistência social. Não adianta colocar o carro na frente dos bois. É o mesmo que apostar na retaguarda pra fazer o papel de vanguarda no front.




*fonte da foto 1 - Jornal o Povo On line




quinta-feira, janeiro 18, 2007

TRAGÉDIAS.BR - fruto de irresponsabilidade e omissão um serviço para os "apagadores de incêndio no Brasil"


A sociedade brasileira vem recebendo cada vez mais notícias de abalo e impacto envolvendo tragédias de todo tipo, como resultado de incompetência e irresponsabilidade por empresas privadas, subsidiárias e organizações públicas.

A série só de poucos meses para cá:
Problemas no tráfego aéreo leva a tragédia da aeronave da -Gol com vitimas fatais.
-Estradas e rodagens em todo o Brasil. Anuciada no ano passado como a famosa "operação tapa buraco", que iria solucionar os problemas de precariedade nas rodovias do País, no intuito de diminuir as causas de acidente nas estradas provenientes de falta de manutenção. E recentemente a sociedade acompanha os novos buracos, cratéras, estradas partidas ao meio, pontes caindo, como no caso da ponte principal da cidade de Campos no Rio de Janeiro. Onde também houve vítimas fatais.
-Ah a lama invasora.... não, não é piada não! Você estrangeiro que está chegando no País agora ou você que não anda acompanhando as notícias do Brasil, direitos humanos.. isso também é com vocês, cadê vocês pra cobrar das autoridades sobre todas as omissões apontadas acima? até porque envolve vidas humanas. A lama invasora não é brincadeira e nem é gravação de filme norte americano aqui no Brasil e nem estou falando do líder espiritual budista Da Lai Lama a quem manifesto gratas reverências. Para você que não acompanhou as notícias veja no link: http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,AA1418250-5598,00.html
-Caso de terrorismo no Rio de Janeiro com vítimas fatais em ônibus incendiado por criminosos. Vítimas em um ônibus interestadual caso de atenção e medidas de provdiência nacional.
-Assaltos a turistas e investidores estrangeiros no Brasil, logo após o desembarque no aeroporto. Resultado; investidores estrangeiros que não pensam mais em voltar. Ou seja, menos emprego e renda para a população brasileira. Menos emprego? melhor definindo: menos daquilo que quase não se tem.
-Tragédia nas obras do metrô em SP com vítmas fatais http://g1.globo.com/Noticias/0,,RS0-5597,00.html?q=obra%20do%20metro
São tantas as notícias de tragédias como resultado de incompetência, irresponsabilidade, omissão e negligência que é melhor eu parar por aqui, pois o estômago começa a surtir um certo efeto de furor.

Explicando agora sobre o que nós estrategistas e alguns profissionais de marketing, denominamos como operação de "apagadores de incêndio". Que em nada tem haver com os nobres e honrados oficiais do Corpo de Bombeiros, os principais heróis da Nação.

"Apagador de incêndio" em alguns casos é a atividade de tomar providências necessárias depois que o "circo pegou fogo".
Ao invés de haver uma implementação e política de prevenção em todas as áreas para se evitar desastres, acidentes de quase toda natureza, evitando também jogar dinheiro pela janela, deixa-se para tomar as medidas necessárias depois que não há mais jeito. Alguns preferem "empurrar com a barriga" e providenciar o famoso "jeitinho brasileiro".
Tem até famosas frases do dia a dia associadas ao sistema de "apagadors de incêndio":
"Depois a gente vê"
"Mais pra frente"
"Quando tiver perto a gente dá um jeito"
"Temos outras prioridades no momento"
"Desenrolando se entende"
"No final tudo acaba bem"
"Pode ficar tranquilo"
"No momento não temos necessidade"
"Se acontecer a gente aciona o seguro"
"Empurra a culpa pro governo"
"Precisamos arrumar um bode expiatório"
"Não seja pessimista"
"Veja as coisas apenas pelo lado positivo"
"Que nada, isso nunca aconteceu não é hoje ou amanhã que vai acontecer"
"Na hora a gente vê como é que fica"
"Não tem verba, falta recurso pra isso"
"Não seja paranóico"
"Se morrer a gente entrerra"
"Nada que o dinheiro não possa abafar o caso"
"Pode procurar seus direitos na justiça"
"Vamos entrar com recurso"
"Com o tempo o povo esquece"
"Logo, logo surge algum outro escândalo por aí nos noticiários e o povo esquece da gente e a mídia sai do nosso pé"
"Quando o Brasil tomar um gol você vai ver eles vão jogar melhor"
"Nós temos um departamento de assuntos pró-ativo" ..e o preventivo? "Ainda não dispomos de verba" pra esse tipo de departamento "mas vai ter logo logo".
"Não faz parte da política de nossa empresa.. mas já estamos providenciando! ..notem bem a palavra muito utilizada por certas empresas (PRO-VIDENCIANDO)


Quantas empresas e organismos iniciam "grandes feitos", mas sem recurso de prevenção e segurança, objetivando planejamento apenas para os lucros?

sábado, janeiro 06, 2007

Exemplo de União, a Força e a Garra do nosso povo contra as injustiças no Brasil

Beleza, magnitude, milhões de dinheiro gastos em toneladas de fogos recolhidos de impostos do contribuinte para comemorar a passagem de ano novo e "estratégicamente" atrair turistas do mundo inteiro para o Rio. Em um dos vários espetáculos do Rio de Janeiro, que tanta beleza tem para mostrar dessa cidade "maravilhosa"...

Este ano reuniram-se cerca de dois milhões de pessoas na praia de Copacabana. Repetindo dois milhões (2.000.000).
Todos reunidos, pobres, ricos, muitos ricos, classe média, classe média alta, classe média baixa de todo o Brasil, do Rio de Janeiro e de outras partes do mundo, com um forte esquema de segurança. Devem ter sido os 15 minutos mais calmos do Rio de Janeiro.

Será que entre estes dois milhões esqueceram-se de alguma coisa?
Ah a bebida? muita bebida, promessas de melhorias em suas próprias vidas. Teve até show de uma banda norte-americana.
Pessoas de todos os lados se divertindo pra valer dividindo aquele espaço por uma comemoração tão importante. Lembra inclusive a euforia em que no Brasil as pessoas se reúnem com afinco pra comemorar o nosso tão querido futebol. Brasil conhecido como a "Pátria do Futebol" .. legal isso não é mesmo?! .. não estou criticando, claro! afinal devemos comemorar também. Mas será que nesses momentos de comemorações nos afastamos um pouquinho do nosso "ego" despertamos aquele estado de consciência e de REALIDADE, e aproveitamos para apontar o outro lado da moeda? aproveitamos de estratégia e de consciência patriótica (calma... segure um pouco mais sua vontade de rir) pra nos manifestar contra as injustiças cometidas neste País?.. calma eu sei que é absurdo falar em patriotismo em um País tão carregado de injustiças, corrupções, escândalos políticos e tanta pizza distribuída pra todos os lados.
Penso inclusive que o brasileiro já deveria estar ganhando direitos royalties pela Petrobrás, que digam-se de passagem "é nossa"... você sabe disso quando vai abastecer seu carro em um posto de bandeira Petrobras... ah, não sabe não.. mas como não sabe.. que isso?! estamos em um País "justo onde é tudo preto no branco" meu caro leitor! A Bolívia também afirma isso!.. admiram tanto a Petrobrás que até resolveram ficar com boa parte dela.. pra você ver, ehhh.....rs
Mas voltando ao ponto "deveríamos todos receber direitos royalties das pizzarias espalhadas por todo este Brasil". O que vocês leitores acham disso?

Achei correto o minuto de silêncio que todas aquelas duas milhões de pessoas fizeram pelas vítimas do atentatdo terrorista que aconteceu no Rio de Janeiro, dias antes do reveillon, que dentre as vítimas, fizeram questão de se lembrar das 7 vítimas carbonizadas e pediram PAZ pelas suas almas. Logo depois da contagem de ano novo se manifestaram pedindo justiça social e segurança. Palavras de ordem sobre toda a sujeira que corre no setor político de nosso Brasil. Pediram a erradicação da pobreza, do trabalho infantil. Das mortes causadas pela violência, caramba pediram mais empregos.
Ví que naquele momento de tanta comemoração junto com uma manifestação surpresa, que o brasileiro surpeendeu o povo no mundo, foram, ferrenhos, se aproveitaram das lentes e câmeras em geral apontadas para a massa que estavam enviando seus sinais a vários canais de TV no mundo via satélite. Estremeceu até os corruptos que estavam no poder comemorando a passagem de ano. Alguns dos traficantes de gravata, assassinos perículosos, ladrões, criminosos da mais alta qualidade e experts do mundo do crime que não se encontram nas favelas e sim em algum lugar de Brasília sentiram o tremor daquele povo dizendo que iriam se reunir da mesma maneira e exigir seus direitos nos Palácios do Poder Público. Porque o Povo emana o verdadeiro Poder e a Soberania desse País. O povo sabe o valor da sua união. O povo sabe o quanto vale a sua DIGNIDADE e o quanto vale o impacto da suas ferramentas de Sociedade Civil. Aqui no Brasil políticos não podem brincar com o Poder Público e nem com a sua sociedade porque o povo se manifesta pra valer e só se retira quando o seu direito exigido com rigor é atendido na hora. Abusem com o povo brasileiro pra ver só no que vai dar, esse povo de raça, de garra como mostra o nosso futebol no mundo. O povo invade até palácio, congresso e ranca os corruptos do poder. Aqui não é brincadeira não!

ihhhhh!!!.acordei de um sonho.....a atual realidade me mostra: mensalão, ladroagem, corrupção, festivais de não sabia de nada, não conheço, não sei do que você está falando, deve ser folclore, ônibus incendiado, pessoas carbonizadas, terrorismo, assaltos a mão armada, fatalidades, mortos nas estradas esburacadas, turismo sexual com vereadores envolvidos, exploração sexual infantil, trabalho escravo, juros altos, salários defasados, pobreza abaixo da linha de miséria, taxa de crescimento econômico superior apenas ao Haiti, mãe assassinada protegendo seu filho em frente a cabine da Polícia Militar, promessas não cumpridas, favelas, favelas e mais favelas, constrastes sociais, povo das favelas oprimidos, povo da classe média oprimidos e aquartelados em seus próprios lares, ricos no uso de seus direitos legais tem segurança privada e guarda costas, pobre tem sem muita escolha ou escolha alguma milícias que são questionáveis pela atual sociedade...
Mas como dizem alguns dos colarinhos da política lá em cima: com cervejada, samba, futebol e algumas comemorações que fianciamos um pouco de tudo com o dinheiro do próprio contribuinte o povo logo logo esquece e cai na folia. Ah e vem caranaval aí hein!

...sem mais comentários