quinta-feira, janeiro 18, 2007

TRAGÉDIAS.BR - fruto de irresponsabilidade e omissão um serviço para os "apagadores de incêndio no Brasil"


A sociedade brasileira vem recebendo cada vez mais notícias de abalo e impacto envolvendo tragédias de todo tipo, como resultado de incompetência e irresponsabilidade por empresas privadas, subsidiárias e organizações públicas.

A série só de poucos meses para cá:
Problemas no tráfego aéreo leva a tragédia da aeronave da -Gol com vitimas fatais.
-Estradas e rodagens em todo o Brasil. Anuciada no ano passado como a famosa "operação tapa buraco", que iria solucionar os problemas de precariedade nas rodovias do País, no intuito de diminuir as causas de acidente nas estradas provenientes de falta de manutenção. E recentemente a sociedade acompanha os novos buracos, cratéras, estradas partidas ao meio, pontes caindo, como no caso da ponte principal da cidade de Campos no Rio de Janeiro. Onde também houve vítimas fatais.
-Ah a lama invasora.... não, não é piada não! Você estrangeiro que está chegando no País agora ou você que não anda acompanhando as notícias do Brasil, direitos humanos.. isso também é com vocês, cadê vocês pra cobrar das autoridades sobre todas as omissões apontadas acima? até porque envolve vidas humanas. A lama invasora não é brincadeira e nem é gravação de filme norte americano aqui no Brasil e nem estou falando do líder espiritual budista Da Lai Lama a quem manifesto gratas reverências. Para você que não acompanhou as notícias veja no link: http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,AA1418250-5598,00.html
-Caso de terrorismo no Rio de Janeiro com vítimas fatais em ônibus incendiado por criminosos. Vítimas em um ônibus interestadual caso de atenção e medidas de provdiência nacional.
-Assaltos a turistas e investidores estrangeiros no Brasil, logo após o desembarque no aeroporto. Resultado; investidores estrangeiros que não pensam mais em voltar. Ou seja, menos emprego e renda para a população brasileira. Menos emprego? melhor definindo: menos daquilo que quase não se tem.
-Tragédia nas obras do metrô em SP com vítmas fatais http://g1.globo.com/Noticias/0,,RS0-5597,00.html?q=obra%20do%20metro
São tantas as notícias de tragédias como resultado de incompetência, irresponsabilidade, omissão e negligência que é melhor eu parar por aqui, pois o estômago começa a surtir um certo efeto de furor.

Explicando agora sobre o que nós estrategistas e alguns profissionais de marketing, denominamos como operação de "apagadores de incêndio". Que em nada tem haver com os nobres e honrados oficiais do Corpo de Bombeiros, os principais heróis da Nação.

"Apagador de incêndio" em alguns casos é a atividade de tomar providências necessárias depois que o "circo pegou fogo".
Ao invés de haver uma implementação e política de prevenção em todas as áreas para se evitar desastres, acidentes de quase toda natureza, evitando também jogar dinheiro pela janela, deixa-se para tomar as medidas necessárias depois que não há mais jeito. Alguns preferem "empurrar com a barriga" e providenciar o famoso "jeitinho brasileiro".
Tem até famosas frases do dia a dia associadas ao sistema de "apagadors de incêndio":
"Depois a gente vê"
"Mais pra frente"
"Quando tiver perto a gente dá um jeito"
"Temos outras prioridades no momento"
"Desenrolando se entende"
"No final tudo acaba bem"
"Pode ficar tranquilo"
"No momento não temos necessidade"
"Se acontecer a gente aciona o seguro"
"Empurra a culpa pro governo"
"Precisamos arrumar um bode expiatório"
"Não seja pessimista"
"Veja as coisas apenas pelo lado positivo"
"Que nada, isso nunca aconteceu não é hoje ou amanhã que vai acontecer"
"Na hora a gente vê como é que fica"
"Não tem verba, falta recurso pra isso"
"Não seja paranóico"
"Se morrer a gente entrerra"
"Nada que o dinheiro não possa abafar o caso"
"Pode procurar seus direitos na justiça"
"Vamos entrar com recurso"
"Com o tempo o povo esquece"
"Logo, logo surge algum outro escândalo por aí nos noticiários e o povo esquece da gente e a mídia sai do nosso pé"
"Quando o Brasil tomar um gol você vai ver eles vão jogar melhor"
"Nós temos um departamento de assuntos pró-ativo" ..e o preventivo? "Ainda não dispomos de verba" pra esse tipo de departamento "mas vai ter logo logo".
"Não faz parte da política de nossa empresa.. mas já estamos providenciando! ..notem bem a palavra muito utilizada por certas empresas (PRO-VIDENCIANDO)


Quantas empresas e organismos iniciam "grandes feitos", mas sem recurso de prevenção e segurança, objetivando planejamento apenas para os lucros?

Nenhum comentário: