quinta-feira, fevereiro 08, 2007

Brasil no ranking da corrupção, a indústria que mata e tira empregos.

A indústria da corrupção que se faz presente não só no Brasil, mas no mundo inteiro. Porém o Brasil faz parte do ranking de países mais corruptos, na posição de 62° lugar entre 150 países. Dados divulgados pela organização não–governamental Transparência Internacional que divulga a lista dos países corruptos, que é reconhecida pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Mais absurdo ainda é ouvir pessoas dizendo "que estar na 62a. posição está de bom tamanho. Que pelo menos o Brasil nao está entre os 10 mais corruptos. Então o Brasil não é um País tão corrupto assim!!!".
A ausência na busca de estatística e realidade faz com que as pessoas mantenham-se ignorantes, porém boas conhecedoras de assuntos menos importantes à Nação Brasileira e à sua própria condição de vida real.
Detectei que algumas das pessoas que manifestam tal opinião são boas conhecedoras da vida alheia dos artistas das novelas, algumas delas chegam a saber de cor o nome de participantes de realities shows que aparecem na tv aberta brasileira. Conhecem a fundo as escalações de zagueiros dentre outros jogadores de futebol e sabem minuciosamente o preço de mercado das bebidas alcóolicas. Não afirmando aqui que todos que conhecem sejam da mesma opinião. Mas o que não se pode ignorar no valor de Nação e seu povo é quando as massas só buscam saber determinado conhecimento de forma alienada, se isolando da atual realidade e de como suas vidas políticas são tocadas no dia a dia, quer elas concordem quer não. Se elas concordam está bom, poderia ser pior e se não concordam o sofá continua sendo esquentado provocado por uma manifestação do ego chamada preguiça e acomodação.

Para aqueles que acham que a posição do Brasil no ranking de países mais corruptos, não é lá muito perigosa, é bom saber que a corrupção do Brasil é de uma indústria engenhosa, sofisticada e que mata de verdade.
Para o mercado negro a indústria da corrupção no Brasil, produz grandes somas quantitativas de bilhões de reais aos bolsos dos agentes da cortina de ferro por detrás dessa indústria criminosa sem fronteiras.
Vale lembrar que nosso País já serviu ou quem sabe ainda serve de esquema de lavagem de dinheiro até para grupos terroristas internacionais. Refrescando a memória dos que muito se distraem alienadamente com os artistas das novelas, que nada tem de errado, pois estão apenas no cumprimento de seu papel e sua honrosa profissão. Lembram-se da data "14/03/2006 - Presa em SP libanesa suspeita de terrorismo" "A coitadadinha e ingênua mocinha" que no mínimo deve ter dito aquela famosa frase que faz parte do cardápio brasileiro de pizzarias: "Não sabia de nada"



Formas em que a corrupção pode matar:

Antes do disque denúncia implantado no Rio de Janeiro, muitas pessoas tinham medo e mesmo assim ainda têm. Imagina que ela vai denunciar um criminoso e daí ela passa a ser o alvo não do criminoso, mas dos "policiais e políticos" corruptos que fazem parte do mesmo esquema. Então pra quem ela deve denunciar? pro padre pra repassar pra Deus?
Imagina ela achar que estará fazendo algum benefício à sociedade deunciando um grupo de criminosos e nem faz idéia de que os "policiais" a quem ela irá denunciar, podem dizer a ela: A Sra fique tranquila, que tudo será resolvido, como é mesmo o seu nome e endereço, não se preocupe que será tudo mantido em sigilo. Aí dentro da corporação vaza a informação de algum jeito que por sua vez vaza pros criminosos e os criminosos oferecem uma grana extra e benefícios mútuos, desde troca de favores até o oferecimento de mulheres na jogada aos "policiais e políticos" que fazem parte do esquema da fatia da corrpução para dar um jeito de executar a denunciante". Como é que fica?

Aí aparece nos jornais uma senhora conhecida pela vizinhança como trabalhadora distinta e que ninguém jamais supeitaria que aquela senhora tivesse alguma coisa haver com tráfico de drogas ou outra coisa parecida, porque os policiais corruptos que a eliminaram deixaram flagrantes em sua casa pra parecer fazer sua ligação com o submundo do crime e assim não há necessidade de se investigar muita coisa. Ou quando não se chega a tanto, tendo suas contas bancárias vasculhadas de forma clandestina, incluindo o alto de risco para sua própria vida e de seus familiares.
Quantos no Brasil são tidos como mortos por supostos envolvidos com o mundo das drogas? Ou então porque foi assaltado e morto sem ninguem reconhecer o assaltante. É a mesma coisa que alguem dizer em uma cidade que fulano foi atropelado por um carro popular de cor branca. Não quero aqui desencorajar o denuncismo, mas pra isso faz se necessário que o Estado sempre deixe claro a eficácia dos seus programs de denúncia, eficácia não está só na punição, mas também na recepção e na proteção da informação e o que se faz com ela. Não há como punir alguém facilmente sem denúncia. Será que a qualidade dos programas de proteção à testemunha no Brasil são eficazes?


Vale lembrar que tanto na Europa, na Asia e nos EUA os programs de proteção à testemunha não separam seus denunciantes de sua família direta, ou seja, a mulher não precisa ficar longe do seus esposo e filhos pra ser amparada pelos programas de proteção. No japão pessoas que chegaram a denunciar criminosos tiveram não apenas suas identidades e a de seus mais próximos parentes trocadas como mantidas no mais alto nível de proteção e garantia, algumas vezes até fora do país, em país de amistosidade diplomática. Vale lembrar que alguns dos protetores do Japão são samurais e Jonins entre outros aguerridos de farta Honradez em sevir ao Estado e os alvos protegidos. Como mostrou em alguns episódios o seriado NIP TUCK, da Fox, que faz parte de uma realidade dos EUA, onde dependendo do grau e da gravidade da denúncia, a pessoa e seus parentes mais próximos, não só tem suas identidades trocadas no programa de proteção à testemunha, como trocam até a aparência da face através de cirurgias pláticas, removem tatuagens, etc.


Vejamos que o Brasil realmente não é país de primeiro mundo, é claro que já houveram e possivelmente ainda há programas de denúncias anônimas, como por exemplo as ouvidorias que servem de modelo ao mundo. O Brasil mesmo não tendo o mesmo suporte que os outros países de primeiro mundo em proteger as testemunhas, alguns até entendem goela abaixo. Mas o problema é que os esquemas de corrupção são os de sofisticação de primeiro mundo. E aí como é que fica para proteger os filhos deste solo que és mãe gentil, Pátria Amada Brasil?

2 comentários:

Zelia Peres disse...

Pois é... eu nem imaginava isso tudo!

Anônimo disse...

Embora cumprindo meu dever de cidadão, paganto impostos etudo mais tenho VERGONHA DE SER BRASILEIRO, como seria bom se eu pudesse me orgulhar dos representantes publicos, do Congresso Nacional....