quinta-feira, dezembro 07, 2006
GESTÃO DE CRISE
É vital para a sustentabilidade da empresa e organizações ter um setor de crise. Por mais que ingênuamente aparente-se não haver necessidade de um setor de crise e de profissionais treinados em poder lidar com a gestão de crise e por mais que tudo esteja ocorrendo às mil maravilhas. O colapso de uma empresa entre diversas organizações pode ocorrer de forma inesperada. Levando a empresa à ruína, perfurada por sua própria inaptidão, tendo a aparência aos olhos do consumidor e de estrategistas como um "queijo suíço". Tornando-se um prato cheio para a concorrência e os especuladores de plantão. E é aí que se está o momento para o corpo estratégico da empresa poder demonstrar sabedoria, maturidade e RESPONSABILIDADE.
É comum encontrar profissionais em determinadas empresas que até pelo seu lado HUMANO exerce sem saber a atividade da Gestão de Crise. E muitas vezes espremidos em meio a uma burocracia sem necessidade.
Não há como exercer de forma alguma QUALIDADE sem preparo na gestão de crise. Quantos de vocês leitores já assitiram a comerciais de TV com valores exorbitantes de companhias aéreas no Brasil com chamadas:
"QUALIDADE EM PRIMEIRO LUGAR"
"VOCÈ EM PRIMEIRO LUGAR"
"CLIENTE SATISFEITO"
"VOE SEGURO"
etc,etc
Essas verdades e mentiras que nós brasileiros somos obrigados a engolir.
Tomando como exemplo o atual comportamento das companhias aéreas que em gestão de crise se demonstram incapacitadas. E despreparadas na transparência, desrespeitosas com os seus passageiros.
Indepentende se tem ou não se tèm culpa direta da atual crise aérea. Estas companhias vêm demonstrando papel de desumanas e dinheiristas.Os atrasos de vôos domésticos estão ocorrendo e as empresas nada podem fazer?! será? mas será que nada podem fazer mesmo?! e a assistência de seus passageiros, onde é que fica? na mentira, no descaso, na fila, no chão dos aerportos? Quando dói no bolso da própria empresa elas sempre dão um jeito ainda que paliativo. Porém quem as sustenta que são os passageiros que pagam impostos embutidos taxas e mais taxas, seguro inclusive, estão sofrendo de descaso, desdém etc. Como se as companhias que vendem as passagens estivessem prestando um favor e não um dever e uma obrigação que exige-se que seja feita com qualidade independente das situações e crises que houverem ocorrendo.
E o caso da criança que deveria dormir em um hotel para a chegada de seus responsáveis? A menininha que acabou passando a noite na recepção do aeroporto, porque a companhia aérea não encontrou vaga em hotéis, apenas em motel. O que realmente não seria adequado para a criança perante a Lei 8069 do ECA. Mas se fosse o diretor de uma dessas companhias, será que nao teriam encontrado uma suíte bem confortável?
Quanto a assistência do governo?! sem comentários!!!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Nos Estados Unidos da America o pais que mais preza pelo consumidor no mundo, o pais em que uma pessoa compra o produto, usa e depois devolve recebendo o dinheiro de volta, o pais aonde o cliente sempre tem razão faia diferente.
As empresas americanas de aviação não teriam gastado nenhum dollar com hoteis e alimentações em uma situação como esta. Nos Estados Unidos as companhias aereas dão total assistencia quando é culpa pelo problema que o passageiro enfrente mas quando um voo é cancelado ou atrasado devido a problema climatico ou imcompetencia do governo federal a empresa não gasta 1 centavo e esta certa.
O governo é o unico culpado de todo esse problema e deve idenizar as compahias aereas e os passageiros por todo o dano financeiro e moral.
O primeiro dia da crise do apagão aereo foi no dia 30/10/2006, um dia depois da eleição, neste dia perdi um voo para o Mexico, A TAM me pagou um hotel,taxi e 3 alimentações devido ao atraso do voo Recife-Guarulhos.
A empresa vive do lucro, quando o governo vai pagar esse valor a TAM?
Postar um comentário