sexta-feira, abril 20, 2007

Conflito urbano no RJ e em quase todo o País e a Polícia continua sendo empurrada ao cenário de guerra

Esta semana assistimos a mais um caos da guerra urbana no Brasil, imposta pelo guerrilheiros do narcotráfico. Desta vez no Rio de Janeiro próximo ao túnel que dá acesso ao Palácio Guanabara (sede do Governo do Estado do RJ). Exibida pela reportagem da Rede Record TV, vejam pelo link: Tiroteio com armas de guerra entre facções criminosas e a polícia. Lula ainda segura as Forças Armadas para a segurança do


Boa parte da sociedade encontra-se tão anestesiada, que já nem faz idéia a fundo do que é uma guerrilha e campanha de guerra urbana. Estamos passando por este processo há muitos anos. Porém agora, com muito mais força e com muito menos chance do Estado poder controlar o que já havia sido anunciado e tão repetitivamente alertado pela imprensa e a sociedade acusada por alguns políticos irresponsáveis de sensacionalistas.

Aí o que alguns políticos fizeram para abrandar e tentar colocar panos quentes na situação, depois que viram que as coisas estavam mesmo saindo do controle?!
Tentaram reinventar uma mídia, financiando, veículos publicitários, táticas de propaganda em massa de que tudo vai bem e que não é bem assim. Batendo na velha tecla que: em outras palavras de que é "exagero do povo", "violência tem em todo lugar" "sensacionalismo da imprensa e da sociedade" etc. Aquelas velhas frases do conformismo, onde, quanto maior o conformismo, mais o bandido se sente à vontade para "reinar", de forma cada vez mais audaciosa e abusada. Só que agora alguns dos muitos bandidos não são mais simples bandidos, agora estão mais organizados, articulados, "cultos", sabem o que compram, negociam e renegociam com armas e munições direto de países em conflitos armados com guerrilha, contratam guerrilheiros do exterior exprientes para adestrar-se.

Utilizam-se de táticas de guerra manuseadas em países alvos de insurgências guerrilheiras, contratam administradores de empresa recém formados ou sem emprego para fazerem os balanços de suas contabilidades de cada célula para no final prestarem contas e bem prestadas ao "grande consórcio da guerrilha", onde até personalidades políticas estão por detrás da cortina de ferro. Profissionais de marketing do varejo, para estruturação das mercadorias e produtos veiculados pelo crime organizado, inclusive na área de propaganda em massa. Tal como um dos produtos que são os cds de música ditos "proibidões", produto este que gera milhões nas mãos do crime desses guerrilheiros que melhoram seus conhecimentos através de seus novos contratados. Além do retorno que eles obtém em operações psicológicas e propaganda em massa. Quem entende de guerrilha sabe que propaganda aplicada no lugar e na hora certa faz uma gigante diferença.

Se o Governo sabe disso?! Você é ingênuo ao ponto de achar que não sabe?!!
Os serviços de inteligência inclusive sabem bem. Mas como podem agir de mãos atadas? Coletar dados, não poder ter variações na disseminação para contra manobrar o crime e esse tipo de guerrilha urbana. O pior é saber, relatar e não ver os tomadores de decisão fazer algo determinantemnte à favor de eliminar o crime e a guerrilha urbana de maneira eficaz. Mas porque? porque não se tem verba pra isso, verba praquilo, falta mais investimento e treinamento para os policiais. Mas espere um pouco, quer dizer que policiais agora precisam treinar o que é assunto de guerra? isso soa contraditório, não acham?

Por exemplo como é que enviam policiais para o beco da morte sem sequer capacete de proteção? ainda que não fosse o blindado ao menos o capacete anti-choque. Tirando a teima na maquete de estratagema não faz sentido enviar tropas sem proteção na cabeça uma vez que o inimigo efetua ataque de cima pra baixo, tirando vantagens da posição estratégica nos morros. Óbvio que o homem, a pessoa humana por detrás do policial estará muito mais vulnerável do que o bandido guerrilheiro urbano acossado no alto do morro.

O correto seria: se o criminoso está armado de fuzil, já não é mais bandido comum é um guerrilheiro, seja ele isolado ou em grupo, com ou sem ideal. Não tem outra realidade. Então isso já não deveria ser mais assunto exlcusivo de polícia e sim de Forças Armadas.

Muitos são os policiais que ainda não sabem manejar com pericialidade fuzis de assalto. Vale lembrar o exemplo do policial militar que em um tiroteio em uma via expressa do Rio de Janeiro, no ano passado efetuou vários disparos a esmo enquanto estava se protegendo na mureta. Próximo ao aeroporto nternacional. Aqueles projéteis eram para quem? Culpa do policial? não!!! Culpa é do Estado que não dá treinamento INTENSIVO. Se empurrou a polícia onde na verdade é assunto de conflito interno de guerrilha no Brasil, e na verdade deveria sim ser envolvido o Exército Brasileiro. Mas alguns grupos políticos se borram de medo de convocar o Exército para atuar, porque? medo de que o EB suba o morro e enquanto sobe o morro pra pegar o peixe pequeno corra atrás do peixe grande que está escondido de gravata nos rols pseudo magnatas? Será porque muitos corruptos por detrás do equema podem cair em seus palanques e mansões de luxo? Será porque o Serviço de Inteligência do EB juntamente a S-2 (Serviço Secreto do Exército Brasileiro) tem alto nível de equipamentos de inteligência e pessoal altamente abraçado como amor a Pátria Mãe?!

"Melhor" e mais cômodo o Estado tapar o sol com a peneira, colocar freio de burro na cabeça da sociedade com distrações sutilmente adversas e ficar empurrando os policiais sem treinamento de guerra para as encruzilhadas, becos e vielas da morte, com um salário miserável e no final um enterro para a próxima viúva né?! Onde o policial é que tem que ficar se escondendo do bandido, escondendo a farda embaixo do banco detrás do carro, esconder arma e a funcional pra não ser executado sumariamente. Exatamente como mostra a reportagem do Programa do Fantástico vejam pelo link: Brasil chega ao ponto de policiais que precisam se esconder do bandido pra não morrer .
Que lástima e vergonha nesse nosso País, este é o ponto do além fundo do poço.

Ahhh meu País, saiam dessa doença letárgica, pois o tempo já se expirou e estamos sangrando a dor dos injustiçados, enquanto que os carniceiros riem da cara do povo, dos que pagam com seu trabalho e dignidade.
Fonte das fotos: fonte Br.News Yahoo, UOL e Google Search
**********************************************************************************
Artigo do Estrategista em Arte da Guerra - Shidoshi Graziano Nardis. Integrado ao portal Análise Estratégica sobre os fatos e notícias que ocorrem no Brasil e no Mundo www.viaestrategica.com Autor do livro Arte da Guerra para Empresas e Negócios - Configurações Estratégicas /Editora Saraiva.Outras publicações:Sabedoria IntuitivaYakuza Operação Brasil(romance)"A arte de vencermos a nós mesmos" pela Revista Vencer - edição 90.

2 comentários:

Unknown disse...

Governador estuda transferir miltares de zonas conflituosas

Rio - O governador do estado, Sérgio Cabral, informou que estuda a viabilidade de transferir oficiais que residem em áreas de risco para locais mais seguros. “Já solicitei às Polícias Civil e Militar e ao Corpo de Bombeiros o levantamento de todos os membros de suas corporações que moram em lugares perigosos para conhecer melhor a demanda da situação”, disse Cabral.

Policiais da 32ª DP (Taquara) já identificaram alguns suspeitos do assassinato do terceiro-sargento do Corpo de Bombeiros Antônio Carlos de Jesus, de 36 anos, encontrado morto, sexta-feira, na Cidade de Deus, dentro do porta-malas do próprio carro, um Escort vermelho. A polícia, no entanto, vai manter os nomes em sigilo para não atrapalhar as investigações. De acordo com policiais, Antônio Carlos teria sido assassinado por traficantes da própria comunidade, após discutir com um homem que embalava drogas na laje de sua casa.

No sepultamento do militar, parentes de Antônio se queixaram das dificuldades enfrentadas por bombeiros e policiais, que se vêem obrigados a viver em áreas de risco por causa dos baixos salários. Na semana passada, colega de corporação de Antônio chegou a pedir que ele deixasse a Cidade de Deus, onde nasceu, foi criado e morava com a mulher e os dois filhos, de 8 e 12 anos.

reportagem do "o Dia" de 23/ago/2007

Unknown disse...

mais um absurdo, mas taí, na notícia do bombeiro morto a origem (e a força)das milícias no RJ !!!

Quanto a possibilidade de pegar "peixe-graudo" no real combate ao tráfico isso realmente me assusta quando vejo declaraçoes como a do Governador do Rio de Janeiro, Sr. Sergio Cabral, dizendo publicamente que se deveria liberar as drogas e justificando com um " porque há demanda" ..... francamente! É assustador......